ANDEBOL NA ESCOLA - ENSINAR PELO JOGO turma 1
Apresentação
O andebol, enquanto jogo desportivo coletivo, é promotor do desenvolvimento multilateral da criança. Através do ensino dos jogos pré-desportivos, do jogo reduzido e de constrangimentos nos jogos é possível dotar as crianças dos recursos essenciais ao seu desenvolvimento nas idades mais jovens, mas que são a etapa fundamental no seu desenvolvimento. Por estes motivos, o programa apresentado visa atualizar e preparar melhor os professores para abordarem o ensino do Andebol duma forma mais simples, eficaz e ao mesmo tempo gratificante para o professor e motivante para os alunos, sempre enquadrado na lógica do desenvolvimento multilateral da criança. Pretende-se não só, aproximar o Andebol das crianças em idade escolar, impulsionando o início à prática desportiva e, em particular, da modalidade, como também utilizar o ambiente escolar como veículo de crescimento e desenvolvimento do Andebol.
Destinatários
Professores de Educação Física dos grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física dos grupos 260 e 620.
Objetivos
Identificar e caracterizar os problemas inerentes ao ensino da modalidade Apresentar as vantagens do ensino simplificado pelo 4x4 Promover regras de jogo diferenciadoras do jogo Projetar modelos de progressões pedagógicas para o ensino do andebol Abordar a construção do jogo, da defesa individual às defesas fechadas Potenciar os constrangimentos no jogo para potenciar a aprendizagem Identificar estratégias de ensino para tornar o jogo mais motivante e desafiador
Conteúdos
A Acão terá a duração de 15 horas, em modelo misto (on-line e presencial), com a distribuição de 6 horas (2 sessões) síncronas e 4 horas assíncronas (1 momento) e 5 horas presenciais (1 momento). 1. O ANDEBOL NA ESCOLA - 1H (SÍNCRONA) 2. O JOGO 4X4 - 3H (SÍNCRONAS) 2.1 Objetivos 2.2 Regras 3. O ENSINO DO JOGO - 6H (1H SÍNCRONA, 3H ASSÍNCRONAS, 2H PRÁTICAS - PRESENCIAIS) 3.1. Relação com a bola 3.2. Relação com bola, colega e adversários 3.3. Ocupação racional do espaço 3.4 Progressão no terreno 3.5 Defesa individual 3.6 Passa e vai 3.7 Defesas profundas 3.8 Defesas fechadas 3.9. Progressões sucessivas 4. CONSTRUIR O JOGO - 5H (1H SÍNCRONA, 1H ASSÍNCRONA, 3H PRÁTICAS - PRESENCIAIS) 4.1. Constrangimentos nos jogos 4.2 Potenciar o jogo 4.3 Estratégias para tornar o jogo motivante 4.4 Construção de progressões pedagógicas
Metodologias
A Ação será organizada na modalidade de curso de formação, portanto com uma função global de aquisição de conhecimentos, capacidades e competências por parte dos professores. As sessões de trabalho contemplam as seguintes estratégias: - Sessões plenárias. Preleção dos formadores e reflexão coletiva sobre os temas abordados. - Situações de trabalho individual. Estudo de documentos, observação em vídeo e resolução de fichas de trabalho. - Situações de trabalho em grupo. Preparação de situações de exercício ou de situações de avaliação. - Situações de prática. Os formandos vivem situações de prática conduzidas pelos formadores. - Situações de prática pedagógica. Os formandos orientam grupos em situações de aprendizagem.
Avaliação
- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 da totalidade das horas síncronas, assíncronas e presenciais. - A avaliação dos formandos será contínua e participada por todos os intervenientes e assentará na participação nas dinâmicas das sessões síncronas, assíncronas e presenciais., bem como na elaboração de um trabalho individual/documento final de reflexão crítica individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na Ação e implicações na prática letiva, de acordo com os critérios previamente estabelecidos ao nível do Centro de Formação, com a legislação em vigor e com as orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua; - A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor e que a seguir se explicita: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Antón Garcia, J. (2019). Balonmano: Innovaciones y contribuciones para la evolución del juego. Grupo Editorial Círculo Rojo. / Antón Garcia, J.; Chirosa, L.; Ávila, F.; Oliver, J., & Sosa, P. (2002). Alternativas Y Factores para la Mejora del Aprendizaje. Ed. Gymnos.Arraya, M., & Sequeira, P. (2012). Andebol: Um caminho para o alto rendimento. Visão e Contextos. Estriga, L., & Moreira, I. (2014). Ensino do Andebol na Escola. Ensinar e aprender. Editora FADEUP.Hapková, I.; Estriga, L.; & Rot, C. (2019). Teaching Handball: Teacher Guidelines. International Handball Federation. Pérez Feito, J. & Oliveros Álvarez, M. (2018). Fundamentos del balonmano. Ediciones Tutor.Pinaud, P., & Díez, E. (2010). Percepcion y creatividad en el proceso de aprendizaje del balonmano. Stonberg Editorial.Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2008). Andebol, O ensino do Andebol dos 11 aos 14 anos. FMH Edições. Tavares, F. (2015). Jogos Desportivos Coletivos: ensinar a jogar (2ªed). Editorial FADEUP.
Anexo(s)
Observações
Sessões síncronas e assíncronas _ Plataformas Moodle e Zoom Presenciais_ Dia 6 de dezembro – Vila Real (Nave da UTAD)
Formador
Adriano Manuel Gomes Tavares
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 2 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 3 | 04-12-2025 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 4 | 05-12-2025 (Sexta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 5 | 06-12-2025 (Sábado) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |